“Algo amarrotadas e de efémera existência, estas enormes flores de esteva estão entre as minhas favoritas. (…) E quando o intenso aroma a mel está associado às plantas, sobretudo após alguma chuva e algum calor, então, fico encantado e nostálgico, recordando as minhas primeiras memórias das viagens ao Algarve. Bastava-me entrar na zona da serra, logo após o baixo Alentejo, onde esta planta é muito comum, e logo a minha mãe (uma filha do Algarve) dizia: “Já cheira ao Algarve…””
Estas palavras são de José Júlio Machado, autor do blog “O baú do Zé Júlio“, que com este texto nos convoca para cheiros e memórias.
As fotografias, que não nos permitem sentir o cheiro, arregalam-nos os olhos com a beleza destas flores.
Suprema ironia da natureza, que brinda esta planta com a magnificência das suas flores e aroma, ao mesmo tempo que as arreda do nosso alcance, espalhando-as por serras quase inacessíveis.
Respeito autoral: Todos os textos publicados em https://soapexperience.com são originais. Sempre que há conteúdos de outros fontes elas são devidamente citadas. Pf, respeite também os nossos conteúdos.
Fontes: Pixabay (imagem destque); Dulce Guerreiro (imagem texto); referências do blog “O baú do Zé Júlio”
Os conteúdos citados são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Nota: Os conteúdos deste site não são escritos ao abrigo do Acordo Ortográfico