Quer saber o significado destes e de outros “palavrões” que compõem a lista de ingredientes de um produto cosmético? Saiba que existem bases de dados assentes em informação científica que, não só lhe explicam o que é o ingrediente, como lhe mostram se tem riscos associados.
A lista de ingredientes de um produto cosmético parece ser feita de propósito para ninguém perceber.
Eu própria costumava desistir da leitura 2 ou 3 palavras depois. É que ninguém anda com uma enciclopédia atrás para consultar… Ou anda? De facto, graças a esta “coisa” que se chama internet, que hoje se propaga na palma da nossa mão, temos uma óptima ferramenta para poder consultar quando nos aparece um termo mais “esquisito”.
Na verdade, esta terminologia tão hermética resulta da implementação da INTERNACIONAL NOMENCLATURE OF COSMETIC INGREDIENTS (INCI), ou seja, Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos, a que a rotulagem deve obedecer.
Trata-se de um sistema de codificação, utilizado à escala global, e surgiu da necessidade de harmonizar os “nomes” dados aos milhares de ingredientes que hoje entram na composição dos produtos cosméticos. É que, como bem explica uma nota técnica da Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil), “cada ingrediente pode ser descrito de diferentes maneiras, pois além da denominação química muitos possuem mais de um nome comercial podendo chegar a mais de 96 (noventa e seis ) sinónimos para o mesmo ingrediente“. Isto dava uma grande confusão!
Apesar desta nomenclatura ser pouco acessível aos consumidores, ela visa a sua segurança pois a padronização daí decorrente veio tornar mais ágil e precisa a identificação de qualquer substância, bem como a resposta a possíveis reacções adversas.
Para o ajudar a saber o que está realmente a usar na sua pele, existem 2 bases de dados particularmente interessantes pois, para além de “traduzirem” estes termos, fazem uma avaliação muito intuitiva da segurança de cada ingrediente.
Para além disso, apresentam também uma avaliação de produtos, de acordo com os respectivos ingredientes.
EWG’s Skin Deep: Atribui classificações em vários itens, cujos somatórios se traduzem em 3 cores, do verde (risco baixo) ao vermelho (risco elevado).
Esta base de dados pertence ao Environmental Working Group, uma organização sem fins lucrativos e apartidária que diz ter como missão “capacitar as pessoas para uma vida mais saudável num ambiente mais saudável”.
Acesso gratuito.
Cosmetic Analysis: Atribui aos ingredientes 5 tipos de smiles que vão do “particularmente recomendado” ao “deveria ser evitado”.
Foi lançada pelo Stiftung zur Förderung der Hautgesundheit (Instituto para o Avanço da Saúde da Pele) e é de acesso reservado a membros, a quem é proposto que façam as próprias análises dos produtos através da introdução dos ingredientes num formulário.
Acesso pago.
Respeito autoral: Todos os textos publicados em https://soapexperience.com são originais. Sempre que há conteúdos de outros fontes elas são devidamente citadas. Pf, respeite também os nossos conteúdos.
Os conteúdos citados são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Nota: Os conteúdos deste site não são escritos ao abrigo do Acordo Ortográfico