Posso lavar o rosto com os sabonetes Soap Experience?

Claro que sim! Eu sei que muitas pessoas têm reservas em usar cosméticos que não sejam específicos para o rosto mas, pense bem, quantas vezes já a sua pele reagiu a produtos que, supostamente, eram para limpeza facial?

O leite de burra ajuda a equilibrar a produção de gordura da pele.
Talvez por isso a pele do meu rosto tenha deixado de ser tão reactiva desde que uso os sabonetes.

A pele do rosto, porque está mais exposta, sofre todo o tipo de agressões, desde o clima à poluição. Por isso mesmo, também, os cuidados com a sua limpeza e protecção são tão importantes.

Quer para nos sentirmos confortáveis, quer porque do seu estado depende o sermos “mais velhos” ou “mais novos” aos olhos dos outros, somos mais vulneráveis ao marketing da indústria cosmética que aposta forte nesta área.
O mercado está inundado de produtos “milagrosos” que nos tiram as rugas e outras marcas do tempo. E, claro está, limpar o rosto “só” com produtos próprios… Por exemplo, os sabonetes normalmente referidos são os “neutros”. 

Todos temos o mesmo pH da pele?

Ora, um sabonete ser neutro só significa que tem um pH neutro, ou seja, um pH de 7 – o pH ideal da pele é entre 4,7 e 5,8, o que quer dizer que é ligeiramente ácido.

Mas nem toda a gente tem o mesmo pH da pele – por isso se fala em tipos de pele secas, gordurosas, mistas,… – nem este se matem igual ao longo do ciclo da vida.

A minha esteticista costumava dizer que a pele do meu rosto parecia uma manta de retalhos, de tão diferentes que eram várias zonas. E nem pensar em tocar com os cremes do queixo nas “maçãs” – era alergia certa.

Nada como testarmos

Por isso, e apesar de me serem recomendados os cremes o mais hipoalergénicos possível, eram constantes as vezes em que a minha pele reagia. Ficava com comichão e, por mais que tentasse evitar, lá iam as mãos para “aliviar”, o que só piorava.
E não foram escassas as situações em que gastei dinheiro em produtos caríssimos, que depois tive de deixar de usar. Nem água corrente podia utilizar por isso já só limpava a cara com águas termais.

Quando comecei a fazer os meus sabonetes de leite de burra, decidi experimentar “com calma” dado estes serem alcalinos. Comecei por lavar o rosto com eles apenas uma vez por semana. No início sentia necessidade de proceder de imediato à colocação do creme hidratante mas, ao fim de mais ou menos um mês de habituação, passei para utilização diária.

E querem saber? Eu que, até agora, só tinha reparado que a pele estava mais lisa e luminosa, quando olho para trás para escrever este artigo, apercebo-me também que deixei de passar pelo calvário frequente em que até o toque dos cabelos na face me causava prurido. E mais, tinha alguma propensão para ganhar “espinhas” e tal também acabou.

Claro que não tenho base científica para dizer que estas alterações se deveram ao uso dos sabonetes de leite de burra Soap Experience mas acredito que uma modificação destas não se dá por acaso. 
O que mais importa é que, para além dos conselhos que os especialistas nos possam dar, nada como fazermos o nosso próprio teste pois o que funciona para uns não funciona para outros.

No meu caso, fiquei a ganhar duplamente: em qualidade da pele e porque passei a lavar o rosto durante o banho o que, além de prático, me poupa tempo.

Nota: Se tem a pele do rosto sensível experimente com cuidado e em caso de reacção deve descontinuar o uso.

Respeito autoral: Todos os textos publicados em https://soapexperience.com são originais. Sempre que há conteúdos de outros fontes elas são devidamente citadas. Pf, respeite também os nossos conteúdos.
Nota: Os conteúdos deste site não são escritos ao abrigo do Acordo Ortográfico

Etiquetas ,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.