Um sabonete que é benéfico, ao mesmo tempo, para peles secas e oleosas? Para peles normais ou mistas? E que reduz a irritação? Hum!… Pode lá ser?!
Apesar de já ter ouvido falar muito sobre as maravilhas do leite de burra, não fazia ideia de como me ia dar com os meus sabonetes de leite de burra. Como tinha a pele “hipersensível” – e fartinha de gastar dinheiro em cremes que, por vezes, tinha de pôr de lado por me causarem desconforto cutâneo – quando comecei a usá-los para limpar o rosto, fazia-o apenas 1 vez por semana.
À medida que me fui sentindo mais confiante, passei a 2/3 vezes por semana até que se tornou num ritual diário.
Um dia apercebi-me que a minha pele já não estava tão reactiva – às vezes só o toque do cabelo me causava comichão e depois vermelhidão e escamamento. Até já podia tocar com os dedos no rosto e, inclusive, pressionar! A pele parecia mais resistente e firme. Além disso, aquelas borbulhas que às vezes me “apareciam” qual regresso à adolescência, tinham-se eclipsado. Será que era do sabonete com 13% de leite de burra???
Como gosto de consubstanciar o que escrevo e o que transmito às pessoas, e não apenas repetir as generalidades sobre o leite de burra, nas minhas buscas por literatura científica sobre as propriedades deste produto para a cosmética encontrei explicações para o que se tinha passado com a pele do meu rosto.
Afinal, a “culpa” era, entre outros, da lisozima – uma proteína que proporciona uma “excelente ação calmante sobre os sintomas de irritação (ardor, comichão)” – e da lactoferrina e lactoperoxidase – que têm “acção bactericida e fungicida útil para purificar a pele acneica e oleosa“.
Esta informação consta do trabalho “Leite de burra, elixir da longa vida para a pele“, de Alfredo Orsingher, médico farmacologista italiano, publicado em 2011 pela Fundação de Iniciativas Zooprofiláticas e Zootécnicas “Angelo Pecorelli” (Itália).
Pode ver aqui todos os detalhes sobre a riqueza das substâncias que compõem o leite de burra e como, juntas, contribuem para a revitalização cutânea.
Respeito autoral: Todos os textos publicados em https://soapexperience.com são originais. Sempre que há conteúdos de outros fontes elas são devidamente citadas. Pf, respeite também os nossos conteúdos.
Nota: Os conteúdos deste site não são escritos ao abrigo do Acordo Ortográfico